terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A CASA DE PEDRO E GERCINA PEDE SOCORRO AO GOVERNADOR


Por conhecer a sua preocupação com tudo o que está ligado ao seu Governo achamos por bem levar ao  conhecimento do Governador Marconi Perillo, acreditando que ele desconheça o assunto, o estado de abandono que se encontra o Museu Pedro Ludovico, constatado após uma visita ao Museu, no último sábado, dia 15 de dezembro passado, depois da cerimônia de lançamento do selo comemorativo dos 120 anos de Pedro Ludovico.
Toda a casa precisa de manutenção, vários cômodos estão com os tetos danificados por infiltrações, o telhado está vazando água da chuva e quando chove em alguns cômodos a água cai como bica, deixando o Museu sem a mínima condição de receber os visitantes.
Pouco se vê da antiga casa de Pedro e Gercina.  Os cômodos/salas estão sem os móveis e os arquivos pertencentes ao Museu estão dentro de algumas pastas colocados no chão. Vendo tudo isso, é preciso perguntar: até que ponto o desinteresse pelo patrimônio histórico chega?
A resposta está no que se vê por toda a casa. Toda casa precisa de cuidados. Os móveis (acervo) estão danificados e amontoados em um depósito nos fundos da casa. O jardim e o quintal não tem nenhum tipo de manutenção, estão abandonados. Pelo que se pode notar o que tem mantido a salvo os pertences e o Museu é a dedicação dos pouquíssimos funcionários que lá estão, porém, isso não é o suficiente para evitar que a degradação aconteça. A “razão”, explicam, é porque não existem verbas para atender às necessidades do Museu. Ora, como pode não existir verbas para atender às mínimas necessidades dessa casa que foi o embrião da Agência Pedro Ludovico?
Pedro Ludovico Teixeira deixou para seus filhos uma fazenda, que foi herdada por sua esposa, Gercina, de seu pai que era fazendeiro em Rio Verde e a casa, onde hoje está o Museu. Esse foi o patrimônio deixado por Pedro e Gercina. Essa era a casa simples do fundador de Goiânia, simples, porém digna e valorosa pelo que se viveu ali, ela foi repassada para o Estado para que zelassem por seus bens e para que preservassem a sua história.
Uma Casa/Museu deve permanecer com o seu mobiliário em seus respectivos lugares, retratando ao máximo a vida de quem ali viveu. A casa de Pedro e Gercina possuía poucos móveis, móveis simples e exatamente o suficiente par mobiliar a casa que viviam. Não se sabe por que, hoje, parte desses móveis estão estragados e amontoados em um depósito, inadequadamente criado, na gestão anterior, demolindo a parede que separava o quarto do motorista do quarto da empregada, sem que ninguém se importasse com essa intervenção. Deixando como está, fica faltando móveis dentro da casa, a casa está vazia e descaracterizada, falta identificação com o que ali existia. Um Museu de um personagem tem por característica mostrar ao público como ele vivia, exatamente, retratando a sua vida, essa é a função dessa Casa/Museu Pedro Ludovico Teixeira. A casa pede socorro e a história também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário