sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A ESCOLHA DE UM LUGAR

08 DE NOVEMBRO DE 2010
Quando se decide fazer uma homenagem, devem ter o despreendimento de não querer transformar esta ação em simples aproveitamento do sucesso do outro. Se o evento estiver aparecendo mais do que o homenageado, significa que intenção não é boa ou não sabem o que estão fazendo.
Quem determinou o segundo local para a estátua equestre de Pedro Ludovico Teixeira foi a Agepel, claro que referendado pelo Iphan.
Lendo a justificativa do Iphan, creio que ainda, é necessário muito aprender para entender que se a Praça Pedro Ludovico Texeira está totalmente abandonada e desprezada, porque este excesso de "zelo" quando se pretende instalar nela a estátua do fundador da cidade de Goiânia, Pedro? E, quão grande é esta determinação de preservar a praça? É só passar por lá e ver o descaso.
Esta Praça não pode ser tão "intocável", ainda mais visando corrigir um erro terrível que foi a permissão de destruir o obelisco central da Praça e instalar um monumento destoante de toda a arquitetura e HIST0RIA dela.
Certamente, o IPHAN tem como analisar um novo processo de instalação, desde de que lhe apresentem um projeto bem feito, com justificativas corretas para que seja estudado e até, mesmo, o próprio órgão poderá orientar como fazer corretamente esta instalação.
A melhor justificativa é para que Dr. Pedro fique na Praça, nunca fizeram nada disso. Aliás, em mais de 17 anos de espera para instalar a estátua, nada estava definido, iriam colocá-la em um morro abandonado, sem estar urbanizado, embora a idéia da escultora em 1991 fosse colocá-la lá em cima do Morro do Serrinha. Que planejamento era esse? Qual o objetivo de esconder Dr. Pedro?
De novo, sem projeto adequado ou se tinham, ficou pior, porque o erro continuou. Sem justificativa para tamanho erro, resolveram que "qualquer lugar" estaria ótimo... E, que quem determina é o Governo e à família cabe, somente, agradecer????
Cada vez fica pior. Porque a família tem que agradecer um desrespeito a um ente seu? Ele é do povo, é público, mas quando utilizam equivocadamente a sua imagem seria omissão da família se permitisse que perpetuasse um erro.
Se neste Governo a família sequer recebeu uma resposta às suas cartas, mesmo, ainda sem estar empossado, o Governador eleito Marconi Perillo já conversou com a família e orientou, corretamente, que apresentasse uma justificativa para anexar ao processo de instalação correta da estátua na Praça Pedro Ludovico.
Resta agora é aguardar, porque este Governo não desistirá e a família indignada, não só com o erro, mas com a maneira que foi tratada, bastava uma linha: "recebemos a correspondência e estamos analisando..." mas, nada.
Assim, a família decidiu que não participará da inauguração ou de qualquer evento deste Governo.
Continuaremos atentos e aguardando a solução correta. Há de vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário