quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A PRAÇA É DO POVO, A PRAÇA É DE PEDRO


Definiram que a estátua eqüestre ficará na Rua 82. É o melhor lugar? Tem alguma função educacional ali? Esta talvez seja a única e última oportunidade de inserir uma informação que perpetue Pedro e os seus auxiliares junto a sua obra.
Esclarecendo: Não cabe a família de Pedro fiscalizar atos ou atitudes com relação a bens do patrimônio do Estado, Município ou se Leis estão sendo cumpridas ou não, cabe a quem trabalha nestas funções. Mas, pedir que se faça uma homenagem justa, neste país livre, a família pode e é isso que tem feito educadamente. A família tem feito constrangida o que deveria partir de quem governa, dizer que o espaço destinado à homenagem a Pedro Ludovico Teixeira e a escultora, deve ser nobre como sempre indicaram Mauro Borges, Pedro Júnior e Goiânio.
Passaram-se vários governos e este se empenhou em deixar a estátua eqüestre assentada. O local escolhido é a esquina da rua 82 com a 85, Setor Sul. Ali não é a Praça, é Rua 82 que passa atrás do Palácio.
O fundador de Goiânia merece ficar na sua Praça, junto ao Centro histórico, em frente ao Palácio das Esmeraldas. O endereço do Palácio era Praça Cívica n. 1 Centro.
Há uma grande distância entre a nobreza de um local em frente ao Palácio, na praça original e deste local que escolheram.
Imaginem no futuro explicar o significado histórico daquele monumento bem no centro da Praça, que por melhor que seja a justificativa, não conseguiriam fazer uma ligação com início da cidade, não poderia estar ali. Sensato e justo seria Pedro Ludovico ali, no local mais nobre da cidade.
Muitos tombamentos são revistos, até em Roma, quando se é necessário corrigir um equívoco. Basta um pouco de boa vontade, como já encontramos, desde que se apresente uma proposta bem elaborada, com justificativas aceitáveis. Pedro é o Pedro que pensou Goiânia, é ele que está na estátua eqüestre.
Esta estátua eqüestre tem sido marcada por uma grande angústia, de Neusa, de Mauro, Pedro, Goiânio, e agora para Mauro Júnior, Ubiratan, Yara, Rodrigo, Lúcia, Sérgio, Antonio, Álvaro, Pedro Neto, Paulo, Anna Márcia, Flávia netos e bisnetos de Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário