quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PERGUNTAR PARA ENTENDER...



Um tombamento é radical, é uma medida extrema de proteção ao patrimônio.
Este procedimento do Iphan visa a extrema proteção. Até porque há um descumprimento e desrespeito às leis no Brasil, mesmo um bem tombado é demolido, danificado ou abandonado até que se acabe.
Infelizmente este fato da estátua equestre de Pedro Ludovico é complicado. Se pudessem estudar melhor esta situação, veriam que está será a única oportunidade de se ter um monumento de porte grande, para render uma justa homenagem ao fundador da cidade.
Pedro Ludovico fora de sua Praça é inconcebível. É desrespeitar sua memória, sua obra, sua historia. É incompreensível que se punam o fundador da cidade com o exílio de sua Praça e permitam ficar em seu lugar este Monumento as Três Raças. Quem permitiu que ali fosse instalado e, agora, quem não permite que se tire dali porque já se integrou a Praça, estão errando. Este monumento não representa a historia da cidade, muito menos da Praça.
E se hoje o Monumento as Três Raças já é um símbolo da cidade é porque aqui tem sido assim. As homenagens sempre premiam pessoas de fora, símbolos de fora. Desta maneira perpetuam nomes, símbolos, coisas e até tradições que não pertencem a Goiás.
Pergunta-se e se quer saber como e de que maneira proceder para colocar a estátua eqüestre na Praça Pedro Ludovico? É um monumento que pertence à Praça por completar a sua historia, por ser o retratado a figura mais importante da historia de Goiânia.
Qual seria o procedimento? Sim, porque tem que existir um caminho, pois são inúmeros os bens que sofrem interferências, com a permissão do Iphan, para se tornarem úteis à comunidade.
Em São Paulo, para transformar a Casa São Paulo em uma sala de espetáculos musicais foram adaptados toda a parte interna e telhado do local. Houve interferência? Houve, para se ter um bem adequado e útil, tornando-se um dos lugares mais badalados de São Paulo.
Assim, também, no Rio de Janeiro o prédio da Biblioteca Nacional, foi todo adaptado e várias interferências foram feitas para abrigar uma biblioteca belíssima.
A angústia tem acompanhado esta difícil e complicada homenagem – antes para Pedro, hoje, é também, para Neusa Morais que muito sofreu para fazer a estátua.
Uma solução existe. E Pedro na sua Praça ficará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário