quinta-feira, 25 de novembro de 2010

RECUPERAÇÃO DA PRAÇA PEDRO LUDOVICO




Há 17 anos ou mais acompanho essa estátua. Desde quando o Professor José Mendonça Teles contou para a Família sobre a homenagem. A família de Pedro desde então disse aonde deveria ser colocada.
Meu sogro Mauro Borges, enchia os olhos d'água falando sobre a dificuldade da instalação na Praça Pedro Ludovico, pois havia uma grande pressão para que ele concordasse com "outro local". Novamente, ele com os irmãos enviaram uma carta pedindo que fosse na Praça de Pedro.
Resolveram instalar a estátua equestre no local mais impróprio possível, no Serrinha. Nos livros s/ o início de Goiânia e no livro "Memórias", Pedro diz: "verifiquei também que há duas colinas em que se podem colocar os reservatórios d'água". É o que se tornou o Serrinha, além das imensas torres, existem mais dois reservatórios, sendo o maior da Saneago.
Ali sim, nada tem a ver c/ o futurista e determinado idealista Dr. Pedro. Colocá-lo no meio de uma mata? Ele era cosmopolita, amava o Rio de Janeiro, Paris. Por que será que em frente ao Palácio do Governo ele mandou fazer um imenso "parking" (estacionamento) na época em que em Goiânia e, talvez, se somado ao número de carros em todo o Estado, ainda nem atingissem a uma centena.
Ele planejou a Praça Pedro para ser um lugar pitoresco, agradável, chique, semelhante às grandes praças de Paris.
Não respeitaram e continuam desrespeitando um Patrimônio tombado por lei Federal, Estadual e Municipal. Será que um bem tombado deve ser abandonado a degradação?
Se eu puder quero lutar para ver a Praça de Pedro sem mendigos, sem carrinhos de venda ambulantes, sem carros estacionados, com suas fontes funcionando, seus edifícios bem iluminados, uma praça como idealizou Pedro.
Não conheço em nenhum lugar do mundo uma praça em que está localizada a sede do Primeiro Poder do Estado, ser tratada com tamanho descaso e ainda se deixar que este descaso seja visto como uma "coisa normal". É absolutamente inaceitável que se pense assim, é muito provincianismo. Precisamos ser mais otimistas e mais ousados. Goiás é um Estado rico falta audácia e coragem para ousar como fizeram em São Paulo restituindo ao povo a Estação da Luz e a Pinacoteca recuperadas e maravilhosas.
Em 1961, D. Lourdes e Mauro Borges na transfer6encia da Capital para a cidade de Goiás, encontraram o Palácio Conde dos Arcos tomado por capim e animais soltos ali permanentemente. Em frente ao Palácio iniciava-se a construção de um Posto de Gasolina. Mauro Borges e Lourdes pensaram em se instalar normalmente no Palácio Conde dos Arcos. Que decepção. Foi um choque. No mesmo dia Mauro pediu um decreto proibindo modificar as fachadas das casas, construir no Centro Histórico e mandou recuperar imediatamente o palácio. Escutou severas críticas da cidade, mas, manteve a sua decisão e hoje Goiás é Patrimônio da Humanidade.
Assim espero e tenho fé, recuperada a Praça de Pedro será um patrimônio da cidade e do goiano, teremos orgulho em mostrá-la a qualquer pessoa que visite a cidade. 0 povo gosta de Praça, mas esta Praça está suja, sem ser cuidada, desrespeitada.

Não há como deixar Pedro fora de sua praça. Existem maneiras de se fazer isso, colocando tudo em sua devida função, proporção e lugar, como era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário