quinta-feira, 25 de novembro de 2010

LUDOVICO NA HISTÓRIA



Ao encerrar a carreira política, Mauro Borges optou por viver tranquilamente, sem muitos compromissos. Tinha um objetivo: escrever suas memórias, assim como fez seu pai, Pedro Ludovico Teixeira, depois de cassado.
Nunca pediram ou exigiram que lhes dessem um monumento ou denominassem uma avenida com seus nomes. Aliás, a Avenida Goiás era Pedro Ludovico e ele trocou o nome homenageando sua terra natal, a cidade de Goiás.
Marconi Perillo, durante o tempo em que governou, deu à família de Mauro Borges destaque e prestígio. Motivo ele não tinha nenhum, foi por generosidade pessoal e reconhecimento pelos feitos de Mauro e de Pedro durante o tempo em que governaram.
Mauro Borges já não competia politicamente, portanto, nenhum voto daria a Marconi. Em um passado remoto, outro político se aproximou de Mauro fazendo inúmeras gentilezas, já usava as suas artimanhas buscando apoio para ser governador. Mauro concorria ao Senado; disputando a vaga havia outro candidato do partido.
Ele dizia que não apoiava nenhum, mas a sua família trabalhava para o outro candidato, deixando claro que o que falava era uma coisa e suas intenções eram outras - tirar Mauro do caminho.
É difícil entender essa motivação porque Mauro e Iris nunca disputaram o mesmo cargo. Era uma incompatibilidade com Mauro ou com qualquer pessoa que pudesse competir com a sua liderança? Mauro tolerou um tempo e se afastou por discordar da maneira que passaram a fazer política.
Disse, corretamente, Aureolino Pinto das Neves sobre Iris e Marconi. Este preserva a história, jamais mandaria derrubar o Mercado Central, a Santa Casa, o Coreto. Ele valoriza a cultura. Enobrece os goianos. Jamais tiraria a oportunidade de Mauro ocupar um ministério ou o governo do Distrito Federal. Seria um goiano honesto e capaz dando destaque para Goiás.
A volta de Marconi Perillo garantirá a Goiás um terceiro salto para o progresso, assim como Pedro deu o primeiro salto com Goiânia e seu filho Mauro o segundo e amplo salto, com o seu governo inovador e planejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário