quinta-feira, 25 de novembro de 2010

POLÍTICOS DA HISTÓRIA

Textos significativos da cartas publicadas em “Cartas dos Leitores” nos dias 2 e 5 deste. A de hoje de Edmar Lázaro Borges, inicia assim: “Correto, como sempre, o leitor Filadelfo Borges de Lima ao eleger Pedro Ludovico o maior político da historia goiana e Mauro Borges, dentre os vivos. Este, com certeza, até os próximos quatro anos insuperável. O único que fez um governo planejado”.

Hoje, à tarde, eu participei, como ouvinte, das gravações de um vídeo registrando o depoimento de Dr. Irineu Borges do Nascimento sobre esses dois políticos. Sem nenhuma tendência ou querendo agradar a gregos ou troianos, foi contando a historia da qual fez parte. Foi um depoimento fantástico que emocionou a todos que estavam ali em sua casa, escutando-o como se fosse uma aula de historia sobre Goiás, que nos reportava àquele tempo claramente. Dr. Irineu Borges do Nascimento, é formado em Engenharia, na Faculdade da cidade de 0uro Preto – MG, está com mais de 80 anos de idade e ainda mantém viva em sua memória a sua participação no Governo de Pedro Ludovico no Departamento de Estradas e Rodagens e no de Mauro Borges na Secretaria de Planejamento e Coordenação e na Suplan - Superintedência dos Orgãos de Panejamento. Enérgico, coerente e fiel durante toda a sua vida aos princípios éticos de um excelente cidadão, exerceu as suas funções como se deve, cumprindo o seu dever corretamente. Destacou-se como um grande colaborador, usando seus conhecimentos em benefício do Estado, correspondendo à extrema confiança de Pedro Ludovico e de Mauro Borges.

Filadelfo escreveu: “escolho Pedro. Só Goiânia o justifica” e sobre Mauro: “aplaudo emocionado, me honrou com sua amizade”. Edmar destaca Pedro e disse: “que saudade do Mauro Borges e de seu Plano MB”.

“O Plano MB era o que regia o seu Governo”, disse Dr. Irineu. “Logo os seus auxiliares entenderam que era um Governo moderno e diferente do que se usava, e regidos por Mauro o cumpriram à risca, projetando o seu Governo pelo Brasil afora. Dr. Pedro como um grande estadista, justo, correto, humano, entendeu a determinação de seu filho Mauro de querer projetar Goiás no contexto nacional tal qual ele havia cumprido a sua determinação de mudar a Capital do Estado para tirar Goiás do penúltimo lugar entre os Estados da Nação, tratou de convencer, com sucesso, a maioria dos políticos goianos, correligionários e adversários, de que esta era uma nova, eficiente e planejada forma de governar. Pai e filho com qualidades excepcionais”. Encerrando, Dr. Irineu disse: “Goiás ainda deve uma homenagem consistente que destaque o trabalho do Estadista Pedro Ludovico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário