quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O DESCANSO DO CAVALO DE PEDRO LUDOVICO

Bariani Ortencio
A campiníssima Linda Monteiro, presidente da Agepel, e Salma Saddi, do Iphan, agradando a gregos e goianos, acordaram que a questionável estátua do dr. Pedro Ludovico e seu cavalo, criação e realização da escultora Neusa Moraes, ficará no gramado da praça, ao lado do Centro Administrativo, em frente ao Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, com ampla visão, além da praça, das Ruas 82 e 85. O assentamento ficou a cargo do arquiteto Marcílio.
Maria Dulce Loyola Teixeira me escreveu: "Bariani, adorei Ainda o Cavalo de Pedro Ludovico. Como várias pessoas têm escrito sobre este assunto, eu me empenhei para que saia de acordo com que a família sempre quis. Um memorial de Goiânia com a estátua ao lado. Revitalizar a praça de dr. Pedro, que está totalmente abandonada. É um descaso bem aos olhos do Poder Executivo. Gostaria que você se tornasse mais um aliado nesta missão de revitalizar a praça e fazer o memorial. Já falei com várias pessoas: José Mendonça, Hélio Rocha, Deolinda, Leo Barreto, Marconi e Iris, que acham que deve ser na praça. E o Luiz Fernando Cruvinel Teixeira tem projeto de revitalização da praça.
Há 17 anos acompanho essa estátua. Desde quando José Mendonça contou para a família sobre a homenagem. Meu sogro, Mauro Borges, enchia os olhos d’ água falando sobre a dificuldade da instalação na praça, pois havia uma grande pressão para que ele concordasse com ‘outro local’. Novamente, ele com os irmãos, enviaram uma carta pedindo que fosse na praça de Pedro.
Resolveram instalar a estátua equestre no local mais impróprio possível, na Serrinha. No livro Memórias, Pedro diz: ‘verifiquei também que há duas colinas em que se podem colocar os reservatórios d’água’. É o que se tornou a Serrinha, além das imensas torres, existem mais dois reservatórios, sendo o maior da Saneago. Ali sim, nada tem a ver com o futurista e determinado idealista dr. Pedro. Colocá-lo no meio de uma mata? Ele era cosmopolita, amava o Rio de Janeiro, Paris. Ele planejou a praça para ser um lugar pitoresco, agradável, chique, semelhante às grandes praças de Paris. Não respeitaram e continuam desrespeitando um patrimônio tombado por lei federal, estadual e municipal. Quero lutar para ver a praça de Pedro sem mendigos, carrinhos de ambulantes, carros estacionados, com suas fontes funcionando, edifícios bem iluminados, como idealizou Pedro. Será que um bem tombado deve ser abandonado à degradação? Não conheço em nenhum lugar do mundo uma praça em que está localizada a sede do primeiro poder do Estado ser tratada com tamanho descaso e ainda se deixar que este descaso seja visto como uma ‘coisa normal’. Precisamos ser mais otimistas e mais ousados. Goiás é um Estado rico, falta audácia e coragem para ousar como fizeram em São Paulo, restituindo ao povo a Estação da Luz e a Pinacoteca, recuperadas, maravilhosas.
Assim espero e tenho fé, a praça de Pedro será um patrimônio da cidade e dos goianos, orgulhosos em mostrá-la a qualquer pessoa que visite a cidade. O povo gosta de praça, mas esta está suja, descuidada, desrespeitada. Não há como deixar Pedro fora de sua praça. Existem maneiras de se fazer isso, colocando tudo em sua devida função, proporção e lugar."
Macktub!

Nenhum comentário:

Postar um comentário