quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MEMORIAL A GOIÂNIA - CARTA A ARTHUR REZENDE

Arthur,
gostamos demais.
sei que vc preocupa c/ a nossa cidade e tem dignificado a defesa, a preservação da nossa cultura. A historia de um povo é contada desde seus hábitos mais simples até o mais suntuoso palácio que tenha.
0 "Memorial de Goiânia" (este seria o nome ideal) que teria a estátua ao lado da sede, preservará com segurança e modernidade o conjunto de documentos técnicos/administrativos da construção da cidade e estes serão expostos ao público corretamente. Um espaço útil, que trará orgulho ao goianiense pois este é o único conjunto arquitetônico, que já no projeto original era colocado dentro de um "parking" (estacionamento) imenso para uma cidade que teria 50 mil habitantes. 0ra a visão de Pedro era fantástica, previa uma praça contendo toda a administração, mas fez um exagerado estacionamento, (consta em seu livro 'parking" em inglês, numa época em que so uns cem carros existiam no Estado) ele imaginava algo para o futuro, nos exemplos das cidades européias. Fez bem, a praça tem um estacionamento privilegiado, se for evacuado, propriciará uma bela visão do conjunto.
A solução é sensibilizar os proprietários do entorno da Praça Pedro Ludovico para fazer edifícios garagens, c/ lojas e restaurantes embaixo, tipo restaurantes de Paris, c/ cadeiras nas calçadas. A iluminação da Praça seria responsável por usar técnicas modernas que valorizem as fachadas dos edifícios do Estado. Enfim, no mundo todo grandes empresários, industriais, fazendeiros, enfim as pessoas ricas cuidam da sua cidade, Goiânia tem sido diferente porque? Acho que nunca se fez este tipo de apelo. Se deixar so' para o Governo, sai o mínimo e com atraso, sem dizer que destroem e deixam destruir também.
0brigada pelo apoio e por ter paciência em ler meus sonhos de ter um ponto turístico para mostrar aos que visitam a cidade sem ter que mostrar bares e parques.
Grande abraço e bjuuuus de gratidão do Bira e meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário