quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MONUMENTO A PEDRO LUDOVICO PODERÁ SER INSTALADO NA PRAÇA CÍVICA

MONUMENTO A PEDRO LUDOVICO PODERÁ SER INSTALADO NA PRAÇA CÍVICA
30/06/2010 12:49
A escultura que homenageia o fundador de Goiânia será colocada na praça que leva seu nome, caso o Executivo sancione o projeto de autoria de Rusembergue Barbosa.

A polêmica sobre o local onde deve ser instalado o monumento em homenagem ao fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira ganha mais um ingrediente, uma vez que foi aprovado hoje na Câmara, projeto de lei do vereador Rusembergue Barbosa (PRB) que determina que a escultura seja instalada na Praça Cívica, que também em homenagem ao idealizador de Goiânia, hoje se chama Praça Pedro Ludovico Teixeira.O projeto prevê que o monumento não poderá ser removido nem transferido após a sua inauguração.

A obra, denominada “monumento de resgate à memória”, foi idealizada pelo escritor e ex secretário de Cultura do município, José Mendonça Teles, no inicio da década de 90 visando homenagear o Centenário de nascimento de Pedro Ludovico. Trata-se de uma escultura em tamanho natural, com o homenageado montando um cavalo e pesa cerca de 2,5 toneladas. É uma peça em gesso, banhada em bronze, e foi executada pela escultora Neusa Moraes e seu assistente, Júlio Valente, responsável pela conclusão da obra após a morte da artista em 2004.

No entender do vereador Rusembergue , a Praça Cívica é o lugar ideal para se expor o monumento que irá homenagear" aquele que foi um dos maiores líderes políticos de Goiás", pela proximidade com o Palácio das Esmeraldas, do qual Pedro Ludovico foi o primeiro inquilino, próximo ao Centro Administrativo e também da casa onde ele morava, na antiga rua 26, hoje chamada de Dona Gercina Borges em homenagem a sua esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário