quinta-feira, 25 de novembro de 2010

NUNCA DEI ENTREVISTA A JORNAL NENHUM

Nunca fui entrevistada por nenhum jornal para falar sobre a instalação da estátua de Pedro Ludovico. Escrevi uma carta ao leitor, questionando o local e qual o benefício que traria para a preservação da historia da mudança da capital, com o consenso da família de Pedro Ludovico descontente com a escolha do local. Escrevo em meu Facebook, também, e foi de lá que copiaram e publicaram assim : "Embora esteja com o edital circulando, ainda fica a dúvida: a instalação da estátua equestre de Pedro Ludovico no Morro do Serrinha em um parque preservará a historia de Goiânia? Melhor seria um Memorial sobre a mudança da Capital na Praça Pedro Ludovico, c/ a estátua ao lado, junto aos prédios que ele pessoalmente fiscalizou a construção. Esta é a obra que merecem os pioneiros!

Sim, vi o Projeto. Mas, não perguntaram a minha opinião, até porque já estava formalizada toda a ação. E, porque eu emitiria a minha opinião sem a anuência da família de meu sogro, especialmente de seu filho, meu marido. Tenho, sim, minha posição sobre esta questão: não vejo sentido educativo/cultural em uma homenagem assim. Defendo a Praça de Pedro, por que tenho uma longa e maravilhosa convivência de 43 anos com meu sogro, sei que seu desejo era ver a estátua instalada antes de falecer, ele está com 90 anos, e sempre disse que o local deveria ser a Praça Pedro Ludovico ao lado de um Memorial que abrigasse a historia de Goiânia. Mauro tem dois irmãos vivos, Pedro Junior e Goiano, que discordam do local, também.
Questiono porque ela será instalada no Serrinha que era destinado para ser "um reservatorio de água potável", mas que, devido à distância da planície escolhida para construir a cidade e seus primeiros edifícios ficava muito longe e nada foi ali construído.
Vi o projeto. Linhas arrojadas, modernas, lindo. Perguntei se teria o Memorial, algo semelhante aos grandes espaços culturais existentes no país, com os documentos valiosos sobre Goiânia devidamente microfilmados e escaneados, preservando-os com qualidade, para permitir pesquisas. Não cabe a mim responder sobre este assunto.
Há muito tempo as pessoas discutem sobre este tema, sobre um espaço que dignifique a memoria daqueles que se empenharam para "a grandeza desta obra portentosa", segundo seu Primeiro Prefeito, Venerando de Freitas Borges: "não está no fato de, na esplanada das Campinas ter o atual Governo construído gigantes de cimento armado, mas no fato de representar Goiânia o limite entre dois períodos historicos: - Goiás antes da mudança e Goiás depois da mudança...
É isso, Dr. Pedro e Goiânia merecem mais???

Nenhum comentário:

Postar um comentário